sábado, 18 de outubro de 2008

Morais festeja “recompensa” por preparação


O Corinthians se preparou cuidadosamente para a partida contra o Bahia, no sábado. O meia Morais, inclusive, acredita que a vitória por 3 a 0 foi a recompensa pela longa preparação do Timão para o confronto em Feira de Santana.

“Nós viemos para a Bahia já na quinta para nos acostumarmos com o clima e descansar. Por causa disso, fomos recompensados”, afirmou o atleta, autor do primeiro gol no triunfo de sábado.

O time de Mano Menezes treinou na manhã de quinta-feira em São Paulo e já viajou para Salvador logo em seguida, treinando na capital baiana na sexta-feira. Morais, então, acredita que o Corinthians se acostumou ao calor até o momento da partida de sábado, em Feira de Santana.

“Tanto deu certo que, apesar do calor, nossa equipe se comportou muito bem no segundo tempo. No intervalo, eu falei para continuarmos em cima porque eles não agüentariam, e foi o que aconteceu”, avaliou.

Com a vitória, o Corinthians ficou ainda mais perto do retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O Timão garantirá matematicamente seu acesso se vencer o Ceará no sábado e também contar com derrota do Vila Nova (contra Ponte Preta) ou do Barueri (diante do Paraná).

Morais marca e Corinthians fica a um passo da série A

Timão faz 3 a 0 e agora seca Barueri ou Vila Nova para matematicamente ficar com vaga na Série A se ganhar do Ceará no próximo sábado

O Corinthians está muito perto de garantir seu retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Na
tarde deste sábado, o Timão quebrou a série de três empates consecutivos, venceu o Bahia por 3 a 0, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Salvador, e poderá assegurar a vaga na Série A na próxima rodada. Morais e Dentinho, duas vezes, marcaram os gols da partida.

Líder isolado, com 67 pontos, o Alvinegro precisa vencer o Ceará, no próximo sábado, no Pacaembu, e torcer para uma derrota do Barueri para o Paraná, também no sábado, na Grande São Paulo, ou do Vila Nova diante da Ponte Preta, sexta-feira, em Goiânia. Ambos estão com 51 pontos. Caso isso aconteça, o Corinthians abriria 19 pontos para o quinto colocado, restando apenas 18 em disputa.

Já o Bahia continua em posição intermediária e deverá disputar as últimas rodadas apenas para cumprir tabela. Com o ponto obtido, o Tricolor sobe para 42, na 11ª posição, sem chances de ficar entre os quatro melhores e com possibilidades reduzidas de descer novamente à Série C.

De cabeça, baixinho Morais coloca o Timão em vantagem

Os minutos iniciais deram a impressão que o Bahia pressionaria o Corinthians, principalmente chegando com facilidade ao campo de ataque com o lateral-esquerdo Ávine. O Corinthians, porém, foi mais eficiente. No primeiro lance de perigo, chegou ao gol em falha da defesa adversária. Aos oito minutos, Douglas cobrou escanteio pela direita e o baixinho Morais apareceu na primeira trave para desviar de cabeça.

A vantagem fez os paulistas jogarem nos contra-ataques, sobretudo explorando a velocidade do artilheiro Dentinho. Com o sistema defensivo do Bahia atrapalhado, o Timão quase marcou o segundo, aos 14. Douglas cobrou falta para a área, Fábio Ferreira apareceu livre, mas desviou de cabeça por cima.

Apesar de ter mais posse de bola, os baianos tinham dificuldade em finalizar. Isso ficou comprovado, aos 30, quando o atacante Paulo Roberto fez boa jogada pela direita e levantou a bola para a área. O veterano Marcelo Ramos pegou de primeira, mas errou o alvo e mandou a bola por cima do gol. Cinco minutos mais tarde, Emerson Cris arriscou de fora da área e Felipe espalmou no canto direito.

No final da primeira tapa, o Corinthians por muito pouco não fez o segundo. Aos 46 minutos, Wellington Saci deu belo passe para Bebeto na direita. O atacante dominou e bateu forte. A bola passou raspando a trave direita de Darci e saiu pela linha de fundo.

O segundo tempo pouco mudou o que as equipes apresentaram no primeiro. Logo depois de sacar o ala Luciano Baiano e colocar o meia-atacante Caio, o Bahia sofreu o segundo gol, aos 12. Wellington Saci tocou para Bebeto fazer o corta-luz na área. Dentinho ficou com a bola e bateu forte, no canto direito, marcando o 22º gol dele na temporada, artilheiro isolado do Timão.

Mesmo com o jogo praticamente decidido, o Bahia ainda encontrou forças para assustar o goleiro Felipe, aos 21. Ávine cruzou da esquerda, a bola passou por Paulo Roberto e sobrou para Marcelo Ramos. O centroavante bateu forte, raspando a trave esquerda de Felipe, para desespero do torcedor tricolor.

Com Otacílio Neto no lugar de Bebeto, o Corinthians ganhou em velocidade no ataque. Mesmo assim, conseguiu marcar o terceiro, novamente Dentinho, aos 34. O atacante recebeu passe pelo meio, ajeitou sem marcação e soltou a bomba. A bola tocou no gramado e impediu que o goleiro Darci fizesse a defesa.

A partir dos 3 a 0, a Fiel começou a festa no estádio Jóia da Princesa. Enquanto a torcida alvinegra comemorava a aproximação do acesso, o Bahia ainda tentou descontar, mas sequer criou uma chance de perigo. Irritada, os torcedores do Tricolor jogaram objetos no gramado, o que poderá causar em uma punição ao clube nos últimos jogos.